Consultório de Osteopatia

Sérgio Garciabsc.

Osteopatia

A Osteopatia é uma terapia manual complementar. Teve o seu nascimento no final do Séc.XIX por um cirurgião norte-americano, Andrew Taylor Still, que observou a importância da estrutura na regulação da função no organismo humano. Still observou que as mais variadas funções do organismo dependiam da harmonia de funcionamento entre os sistemas músculo-esquelético, neurológico e circulatório, e chegou à conclusão que sempre que existia uma disfunção músculo-esquelética esta tinha directamente repercurssões sobre os sistemas neurológico e circulatório diminuindo as suas funções e afetando o bom funcionamento das zonas alvo desses mesmos sistemas. Após estas conclusões Still desenvolveu uma série de técnicas manipulativas de modo a corrigir a estrutura e restaurar a função das zonas sintomáticas.

Mais de um século depois a Osteopatia tornou-se uma terapia reconhecida e regulamentada em vários paises do mundo(EUA, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia) e também reconhecida pela OMS como uma terapia de valor terapêutico. A Osteopatia moderna já evolui muito desde os tempos de Still e actualmente as técnicas utilizadas já não são apenas técnicas de impulso (manipulações), existe toda uma panóplia de novas técnicas tais como cranianas, viscerais, libertação miofascial, inibição neuromuscular, entre muitas outras. A Osteopatia actual possui várias vertentes na tentativa de ser o mais holistica possivel e tenta abordar o ser humano em todo o seu contexto fisico e social.


Quem e o Quê pode ser tratado pela Osteopatia

Os pacientes de Osteopatia podem ser jovens, idosos, trabalhadores manuais, profissionais de escritório, gravidas, crianças e desportistas. Os pacientes procuram tratamento para uma variedade de patologias, incluindo dores de costas, tensões provocadas por movimentos repetitivos, alterações de postura durante a gravidez, problemas de postura provocados por conduzir ou outras actividades profissionais, dores de artroses e lesões desportivas menores.